# Gaho Fuzoku Kitan de agosto de 1960: um retrato da cultura visual do bondage

> A edição de agosto de 1960 da revista japonesa Gaho Fuzoku Kitan reúne fotografia de restrição encenada, ilustrações de fantasia, imagens eróticas importadas da Europa e dos EUA e um conto de Sacher-Masoch.

- Tema: História
- Tags: história do bdsm, kinbaku, revistas japonesas, cultura visual, século xx, sacher-masoch
- URL: https://arcanobdsm.com.br/a/gaho-fuzoku-kitan-de-agosto-de-1960-um-retrato-da-cultura-visual-do-bondage
- Fonte original: Kinbaku Today (https://www.kinbakutoday.com/sm-issue/august-1960)
- Atualizado: 2026-10-31

## Um número especial, vários registros ao mesmo tempo

A edição de agosto de 1960 da publicação japonesa *Gaho Fuzoku Kitan* chega ao leitor como um número especial de coletânea. São cerca de 130 páginas que não se organizam em torno de um único assunto, e sim de um eixo: a restrição erótica encenada para a câmera, combinada com desenho, material estrangeiro reproduzido e, ao final, literatura. Um índice formal divide o volume em blocos de fotogravura, uma grande galeria de imagens importadas ou reproduzidas e um folhetim literário.

Essa mistura é, em si, um documento de época. Mostra como o imaginário do bondage circulava no Japão do pós-guerra entre fotografia comercial, gravura popular, tradução de romances europeus e revistas de variedades — sem a separação rígida entre "erótico" e "cultural" que hoje costuma organizar esse tipo de material.

## A fotografia como catálogo de poses

O corpo principal da revista é fotográfico e tem ritmo quase didático. As modelos aparecem amarradas de costas uma para a outra, presas a treliças de madeira, sentadas e dobradas em cadeiras, esticadas sobre tatame, com os olhos vendados, ao lado de espelhos, atadas a postes de bambu, sobre sofás e em jardins. Páginas inteiras convivem com sequências menores, como se o layout quisesse mostrar variações de uma mesma ideia.

Objetos recorrentes funcionam como elementos de composição: móveis, janelas, espelhos, bambu, cordas e detalhes arquitetônicos. As legendas, por sua vez, transformam cada arranjo em uma pequena narrativa de cativeiro, angústia, exibição ou introspecção. Vale notar que se trata de cenas montadas para a fotografia, com todo o aparato de estúdio e direção que isso implica — não de registros documentais de práticas cotidianas.

## Ilustração: quando a fantasia sai do quarto

O volume alterna constantemente entre câmera e desenho. Pranchas assinadas por artistas como Tagami Keiko, Ema Miku e Oda Toshimi apresentam suspensões, confinamentos, engrenagens giratórias, corpos presos a bambus e outros suplícios declaradamente teatrais. Esse material amplia o vocabulário visual da publicação: sai do ambiente doméstico do bondage fotografado e entra no território da aventura pulp, do espetáculo exótico e do melodrama.

É importante ler essas imagens pelo que são: ficção gráfica de uma época, com exageros próprios do gênero. Elas não descrevem protocolos reais nem devem ser tomadas como referência de execução.

## A galeria estrangeira e a moda como linguagem

Uma longa seção intitulada *Aphotic Picture Gallery* reúne ilustrações, fotografias, charges, estudos de figurino, cenas de circo, imagens de cross-dressing, espartilhos, botas, calças, mulheres a cavalo, temas lésbicos, humilhação e dominação feminina. Não há uma narrativa única; o conjunto funciona antes como arquivo de motivos visuais importados e de transformações na apresentação de gênero.

A organização revela um interesse explícito por fontes internacionais e pelo vestuário como instrumento de identidade erótica, autoridade, disfarce e transformação do corpo. Os levantamentos sobre espartilhos, botas e calças, assim como o bloco sobre mulheres que dominam e restringem homens, apontam para uma leitura da roupa e da inversão de papéis como parte do repertório erótico da revista.

## O fecho literário

As páginas finais trazem *The Eternal Fountain of Beauty and Youth*, de Leopold von Sacher-Masoch, em texto vertical denso com ilustrações ocasionais. A escolha desloca o número para o masoquismo literário e a fantasia psicológica. O percurso da edição, portanto, vai da fotografia encenada japonesa ao material visual cosmopolita e termina na ficção decadentista europeia, tratando bondage, dominação, figurino, inversão de gênero e sofrimento como formas interligadas de cultura erótica.

## Por que esse arquivo importa hoje

Para quem estuda a história do BDSM e do kinbaku, números como este ajudam a mapear como certos motivos visuais — a corda, a suspensão, o espelho, a venda, o espartilho — circularam e se sedimentaram no imaginário coletivo. Também mostram a proximidade, hoje menos evidente, entre fotografia erótica, imprensa ilustrada e tradução literária.

Ao mesmo tempo, é preciso contextualizar. A maior parte das cenas foi produzida para consumo visual, em uma época anterior à consolidação de vocabulários como SSC (são, seguro e consensual) e RACK (risco assumido com consentimento informado). Muitas das situações retratadas são fantasias extremas, algumas deliberadamente cruéis, e não servem como modelo de prática.

## Da fantasia antiga à prática responsável

Se o interesse for prático e não apenas histórico, a diferença de contexto é decisiva. Práticas contemporâneas de cordas e restrição se apoiam em negociação prévia detalhada, escolha conjunta de limites, palavras de segurança combinadas e revisão do que funcionou depois. Suspensões e imobilizações envolvem risco real de lesão e exigem aprendizado técnico, material adequado e supervisão de quem já tem experiência.

Vale lembrar também que o corpo e o desejo da pessoa amarrada são o centro do cuidado:Combina-se posição, tempo e liberdade de interromper a qualquer momento. O que a revista de 1960 oferece, portanto, é sobretudo um panorama histórico e estético — não um manual.

## Segurança

- O material original é ficção e fotografia encenada dos anos 1960; não use as cenas como instrução de prática.
- Suspensões e imobilizações têm risco de lesão grave: busque treinamento técnico e supervisão antes de tentar.
- Toda prática atual pressupõe consentimento informado, negociação prévia, palavras de segurança e cuidados posteriores.
- Imagens históricas podem retratar situações não consensuais como fantasia; isso não deve ser reproduzido como conduta real.
