Uma publicação em fase de maturidade

Entre o fim do século XIX e meados do século XX, o Japão viu florescer publicações de curiosidade geral que, aos poucos, foram se especializando em temas de desejo considerado “anormal” pela medicina e pela moral da época. A Kitan Club é um dos exemplos mais citados desse percurso. A edição de abril de 1954, disponibilizada em arquivo digital com cerca de 140 páginas, é frequentemente lembrada por mostrar a revista já distante do simples exotismo: ali o assunto aparece organizado, classificado e comentado por leitores.

O material reúne fotografia de cordas, ilustrações eróticas, imagens importadas do exterior, relatos em primeira pessoa, cartas, ficção, textos de divulgação médica e ensaios de sistematização. A corda, nesse conjunto, não tem um único papel: ela é técnica, espetáculo, símbolo psicológico e indício de uma subcultura em formação.

O que a edição apresentava

A capa já anuncia a tensão que atravessa todo o número: uma cena de camarim ou de maquiagem, com uma mulher elegante diante do espelho, cercada por quadros menores em que outras mulheres aparecem sob observação e contenção. Beleza, exposição e perigo são colocados lado a lado.

Nas páginas internas, destacam-se:

  • “Circus Torment”, ilustração que organiza mulheres em posições acrobáticas de amarração — inversões, suspensões e apoio em postes — como um repertório de formas corporais;
  • “New Yoshiwara Public Exposure”, ilustração histórica de Itō Seiu ambientada no antigo bairro de prazer de Yoshiwara, em que a estética do castigo público fornece poses e cenários para a imaginação erótica;
  • “Takate Kote”, sequência fotográfica assinada por Sugihara Kōji que apresenta, em etapas, a amarração de braços e tórax — provavelmente o item mais próximo de um registro técnico no número;
  • “The Strange Curator”, dupla de páginas de Kita Reiko que trata as técnicas de imobilização como um gabinete de curiosidades a ser colecionado e exibido;
  • “How to Hang a Monkey”, conjunto que mostra uma mulher em posição compacta enquanto outra ajusta as cordas, evidenciando o caráter de “engenharia corporal” da prática;
  • “Flagellation” e “Foreign Bondage Photographs”, que conectam o leitor japonês a um vocabulário internacional de açoitamento e amarração;
  • “Bound for the First Time”, relato de uma mulher sobre sua primeira experiência como modelo amarrada para fins fotográficos ou artísticos — registro raro do circuito de modelos, fotógrafos e artistas que sustentava a produção da revista.

Da vitrine ao confessionário

Um dos aspectos mais interessantes da edição é a quantidade de material em primeira pessoa. Cartas de leitores, autobiografias, confissões de desejo homossexual masculino e feminino e depoimentos sobre sensações corporais desde a infância ocupam páginas extensas. Historicamente, esse tipo de espaço teve peso: transformava fantasias isoladas em correspondência, reconhecimento e pertencimento.

Ao mesmo tempo, a revista tentava teorizar o que já exibia. Textos com estrutura numerada, inspirados em manuais de sexologia, propunham classificar sadismo, masoquismo, fetichismo e outras formas de desejo. Artigos sobre objetos específicos — como o cachimbo longo tratado como fetiche — mostram a ambição de tornar eroticamente legível quase qualquer objeto por meio da narrativa e da classificação.

Há também material de divulgação médica, em que linguagem clínica e fantasia dividem a mesma página sem fronteira clara. Essa mistura é típica do período e deve ser lida com cautela: a autoridade da medicina servia, muitas vezes, para legitimar conteúdos sensacionalistas.

Por que essa edição é um documento

O número de abril de 1954 é útil justamente porque não separa o que hoje tendemos a separar. Amarração, açoitamento, confissões queer, fetichismo de objetos, teoria médica, práticas estrangeiras e ficção literária convivem no mesmo espaço. A corda ainda não é uma disciplina artística autônoma: é um fio dentro de uma ecologia impressa densa.

Ao mesmo tempo, a edição documenta uma virada: do espetáculo para a autoidentificação. Os leitores não eram apenas convidados a olhar corpos amarrados; recebiam nomes, histórias e categorias para entender por que aqueles corpos lhes importavam.

Leitura crítica e cuidados atuais

É importante ler esse material como documento histórico, não como manual. Várias imagens da época encenam coerção, sofrimento e exposição de forma sensacionalista, e parte do vocabulário sexológico do período é hoje considerada estigmatizante. Nada disso deve servir de modelo.

Práticas de cordas e imobilização contemporâneas se apoiam em princípios que aquele contexto histórico não formalizava: consentimento informado, negociação prévia detalhada, definição de palavras de segurança, atenção a riscos circulatórios e nervosos, e cuidados posteriores. Quem se interessa pelo tema hoje faz bem em buscar instrução presencial com praticantes experientes antes de qualquer tentativa.

Segurança

  • O texto é histórico e descritivo; não deve ser usado como manual de amarração.
  • Práticas com cordas exigem supervisão presencial, negociação prévia e palavras de segurança combinadas.
  • Imagens e narrativas da época retratam coerção encenada; consentimento é hoje um princípio inegociável.
  • Atenção a riscos de compressão nervosa e circulatória: nunca pratique sozinho no início.
Fonte original

Este texto foi reescrito e adaptado para o português a partir de Kinbaku Today. Recomendamos a leitura do original.

Reportar

Discussão

Ainda não há discussão sobre este conteúdo.

Começar a discussão