Uma publicação em fase de maturidade
Entre o fim do século XIX e meados do século XX, o Japão viu florescer publicações de curiosidade geral que, aos poucos, foram se especializando em temas de desejo considerado “anormal” pela medicina e pela moral da época. A Kitan Club é um dos exemplos mais citados desse percurso. A edição de abril de 1954, disponibilizada em arquivo digital com cerca de 140 páginas, é frequentemente lembrada por mostrar a revista já distante do simples exotismo: ali o assunto aparece organizado, classificado e comentado por leitores.
O material reúne fotografia de cordas, ilustrações eróticas, imagens importadas do exterior, relatos em primeira pessoa, cartas, ficção, textos de divulgação médica e ensaios de sistematização. A corda, nesse conjunto, não tem um único papel: ela é técnica, espetáculo, símbolo psicológico e indício de uma subcultura em formação.
O que a edição apresentava
A capa já anuncia a tensão que atravessa todo o número: uma cena de camarim ou de maquiagem, com uma mulher elegante diante do espelho, cercada por quadros menores em que outras mulheres aparecem sob observação e contenção. Beleza, exposição e perigo são colocados lado a lado.
Nas páginas internas, destacam-se:
- “Circus Torment”, ilustração que organiza mulheres em posições acrobáticas de amarração — inversões, suspensões e apoio em postes — como um repertório de formas corporais;
- “New Yoshiwara Public Exposure”, ilustração histórica de Itō Seiu ambientada no antigo bairro de prazer de Yoshiwara, em que a estética do castigo público fornece poses e cenários para a imaginação erótica;
- “Takate Kote”, sequência fotográfica assinada por Sugihara Kōji que apresenta, em etapas, a amarração de braços e tórax — provavelmente o item mais próximo de um registro técnico no número;
- “The Strange Curator”, dupla de páginas de Kita Reiko que trata as técnicas de imobilização como um gabinete de curiosidades a ser colecionado e exibido;
- “How to Hang a Monkey”, conjunto que mostra uma mulher em posição compacta enquanto outra ajusta as cordas, evidenciando o caráter de “engenharia corporal” da prática;
- “Flagellation” e “Foreign Bondage Photographs”, que conectam o leitor japonês a um vocabulário internacional de açoitamento e amarração;
- “Bound for the First Time”, relato de uma mulher sobre sua primeira experiência como modelo amarrada para fins fotográficos ou artísticos — registro raro do circuito de modelos, fotógrafos e artistas que sustentava a produção da revista.
Da vitrine ao confessionário
Um dos aspectos mais interessantes da edição é a quantidade de material em primeira pessoa. Cartas de leitores, autobiografias, confissões de desejo homossexual masculino e feminino e depoimentos sobre sensações corporais desde a infância ocupam páginas extensas. Historicamente, esse tipo de espaço teve peso: transformava fantasias isoladas em correspondência, reconhecimento e pertencimento.
Ao mesmo tempo, a revista tentava teorizar o que já exibia. Textos com estrutura numerada, inspirados em manuais de sexologia, propunham classificar sadismo, masoquismo, fetichismo e outras formas de desejo. Artigos sobre objetos específicos — como o cachimbo longo tratado como fetiche — mostram a ambição de tornar eroticamente legível quase qualquer objeto por meio da narrativa e da classificação.
Há também material de divulgação médica, em que linguagem clínica e fantasia dividem a mesma página sem fronteira clara. Essa mistura é típica do período e deve ser lida com cautela: a autoridade da medicina servia, muitas vezes, para legitimar conteúdos sensacionalistas.
Por que essa edição é um documento
O número de abril de 1954 é útil justamente porque não separa o que hoje tendemos a separar. Amarração, açoitamento, confissões queer, fetichismo de objetos, teoria médica, práticas estrangeiras e ficção literária convivem no mesmo espaço. A corda ainda não é uma disciplina artística autônoma: é um fio dentro de uma ecologia impressa densa.
Ao mesmo tempo, a edição documenta uma virada: do espetáculo para a autoidentificação. Os leitores não eram apenas convidados a olhar corpos amarrados; recebiam nomes, histórias e categorias para entender por que aqueles corpos lhes importavam.
Leitura crítica e cuidados atuais
É importante ler esse material como documento histórico, não como manual. Várias imagens da época encenam coerção, sofrimento e exposição de forma sensacionalista, e parte do vocabulário sexológico do período é hoje considerada estigmatizante. Nada disso deve servir de modelo.
Práticas de cordas e imobilização contemporâneas se apoiam em princípios que aquele contexto histórico não formalizava: consentimento informado, negociação prévia detalhada, definição de palavras de segurança, atenção a riscos circulatórios e nervosos, e cuidados posteriores. Quem se interessa pelo tema hoje faz bem em buscar instrução presencial com praticantes experientes antes de qualquer tentativa.
Imagens da publicação original
Imagens reproduzidas da publicação original em Kinbaku Today, com autorização. Os direitos pertencem aos autores e fotógrafos. É titular e quer a remoção? Solicite aqui.
Segurança
- O texto é histórico e descritivo; não deve ser usado como manual de amarração.
- Práticas com cordas exigem supervisão presencial, negociação prévia e palavras de segurança combinadas.
- Imagens e narrativas da época retratam coerção encenada; consentimento é hoje um princípio inegociável.
- Atenção a riscos de compressão nervosa e circulatória: nunca pratique sozinho no início.
Este texto foi reescrito e adaptado para o português a partir de Kinbaku Today. Recomendamos a leitura do original.
Discussão
Ainda não há discussão sobre este conteúdo.
Começar a discussão





