Uma publicação de seu tempo
A edição de março de 1955 da revista japonesa Kitan Club é lembrada como um número especial ampliado: o volume 9, número 3, com 309 páginas disponibilizadas em PDF pelo arquivo Kinbaku Today. Mais do que uma revista erótica isolada, ela funciona como documento de uma época. No Japão do pós-guerra, a publicação combinava imagens, ensaios, ficção, relatos pessoais e uma seção extensa de cartas de leitores. Esse mosaico ajuda a compreender como o fetichismo, o bondage e o debate sobre sexualidade circulavam na imprensa e na cultura visual daquele período.
A edição não se limita a fotografias ou desenhos. Há textos teóricos, narrativas seriadas, memórias, discussões históricas e material de intercâmbio internacional. O conjunto mostra uma publicação comercial que também servia como espaço de sociabilidade: leitores escreviam, comentavam, enviavam contribuições e acompanhavam próximos números.
Estrutura e temas
A abertura é fortemente visual. Desenhos japoneses e fotografias encenadas abordam bondage, dominação, temas masoquistas, luta, imagens de inspiração médica e material estrangeiro. Trabalhos associados a Rudolf Hegemann e reproduções de publicações como Bizarre, Pigalle e LAFF colocam a produção japonesa em diálogo com fontes internacionais. É importante lembrar que se trata de encenações editoriais e fantasias gráficas, não de um registro documental de práticas consensuais contemporâneas.
No corpo editorial, destacam-se textos como o ensaio de Naruse Ryō sobre novas abordagens da chamada “perversão”, que discute inversão, fetichismo, desejo entre pessoas do mesmo sexo, psicologia e as fronteiras que a época traçava entre normal e anormal. Naruyama Nōhei escreve sobre o processo de criar imagens de bondage, enquanto Mine Kōji relata, em chave autobiográfica, a formação de desejos masoquistas. Outras contribuições confessionais tratam de sensações corporais, fantasia médica, sadismo, fetichismo e imobilização.
A ficção ocupa boa parte do número. Entre as narrativas estão o seriado Night Light Island, The Shadow Flower, The Tide Wave, Ten Months in Confinement, Bondage Without Rope, o conto premiado Venus’s Heavy Stone e uma história sobre a origem do nariz dos tengu. Há também ensaios de viés histórico, como o texto sobre o Incidente de Ōtsu, Cruel Women, o material de Itō Seiu sobre cordas de cabelo e um artigo sobre Oda Nobunaga. Esses textos misturam curiosidade histórica, sensacionalismo comercial e erotismo, o que exige leitura crítica.
A parte final da revista privilegia documentação e comunidade. Tsujimura Takashi discute modelos e fotografia de bondage; Numa Shōzō contribui com um longo trecho de From a Masochist’s Notebook; Yamada Masami reflete sobre décadas dedicadas a temas eróticos e considerados “anormais”. As últimas páginas organizam correspondência em seções gerais e especializadas, além de avisos de agências, comentários sobre mídia, prévia do próximo número, pedidos de manuscritos e informações de publicação. O índice listado no arquivo tem 67 itens, o que dá a medida da variedade do número.
Por que esse material importa
Para pesquisadores da história do BDSM, do fetichismo e da imprensa erótica, a edição é valiosa por mostrar como categorias sexuais eram nomeadas, comercializadas e debatidas. Ela também revela a circulação transnacional de imagens e ideias: o Japão não estava isolado, mas em contato com revistas e artistas estrangeiros. Ao mesmo tempo, o documento expõe limites e problemas: linguagem patologizante, fantasias de cárcere e coerção, imagens medicalizadas e representações de não consentimento como espetáculo. Nada disso deve ser confundido com orientação prática.
Leitura crítica e cuidados atuais
Textos históricos como esse ajudam a entender mudanças culturais, mas não estabelecem normas de segurança. Muitas narrativas são fantasias, confissões literárias ou encenações fotográficas, sem informação sobre consentimento real. Práticas contemporâneas de cordas, dominação ou disciplina exigem conversa prévia, consentimento contínuo, negociação de limites, palavras de segurança e cuidados posteriores. Termos como “perversão” e “anormal”, usados na época, são hoje considerados estigmatizantes por boa parte das comunidades e dos estudos de sexualidade. A revista deve ser lida como fonte histórica, não como manual.
Imagens da publicação original
Imagens reproduzidas da publicação original em Kinbaku Today, com autorização. Os direitos pertencem aos autores e fotógrafos. É titular e quer a remoção? Solicite aqui.
Segurança
- O material histórico contém fantasias de coerção, cárcere e punição; não deve ser lido como guia de prática.
- Práticas atuais de cordas e dominação exigem consentimento, negociação, palavras de segurança e cuidados posteriores.
- Termos como “perversão” e “anormal” são históricos e hoje podem ser estigmatizantes.
Este texto foi reescrito e adaptado para o português a partir de Kinbaku Today. Recomendamos a leitura do original.
Discussão
Ainda não há discussão sobre este conteúdo.
Começar a discussão





