Uma revista como laboratório de classificação

O acervo digitalizado pelo site Kinbaku Today traz a íntegra da edição de julho de 1954 da Kitan Club, publicação japonesa que, nas décadas do pós-guerra, funcionou como um espaço raro para discutir fetiche, dominação feminina e submissão masculina. São 140 páginas que misturam fotografia encenada, ilustração erótica, relatos em primeira pessoa, estudos sobre vestuário e pesquisas sobre punições históricas.

O fio condutor identificado na descrição do acervo não é a narrativa, mas a classificação. Posições de corda, peças de roupa, máscaras, partes do corpo, papéis de gênero e práticas punitivas aparecem organizados em categorias reconhecíveis — como se a revista montasse uma gramática para que leitores nomeassem aquilo que sentiam.

O que a edição apresenta

A capa já anuncia o tom: uma mulher elegantemente vestida, sentada ao ar livre, com um chicote de montaria ou bengala nas mãos. A pose é contida, não violenta, mas o figurino e a postura colocam a autoridade feminina na entrada da publicação.

Entre os destaques do exemplar estão:

  • Ilustrações de abertura inspiradas na lenda de Dōjōji, em que uma figura feminina desce entre fumaça e chamas até um sino de templo — o mito transformado em cena teatral de exposição e tensão;
  • Imagens de dominação ocidental, com corpete, meia-calça, saltos e máscara, condensando convenções fetichistas importadas da Europa;
  • Uma série sobre punições históricas japonesas, incluindo crucifixão, suplícios aquáticos e cenas com animais, justapostas como formas de controle sobre o corpo;
  • Fotografias de Itō Seiu com mulheres em quimonos, explorando cabelo desalinhado e posturas compactas no chão;
  • Uma sequência passo a passo demonstrando amarração de punhos, tronco e pernas, com as mãos de quem amarra sempre visíveis;
  • Ensaios fotográficos de luta e imobilização entre duas mulheres, em que a autoridade feminina deixa de ser emblema decorativo e passa a ser encenada em ações físicas;
  • Cenas domésticas improvisadas, usando cerveja, cadeiras, escadas e objetos cotidianos como material de fantasia.

Confissões, máscaras e identidades

A parte escrita do número é extensa e variada. Um ensaio assinado por Furumi Kaoru apresenta-se como diário de uma mulher que gosta de ser atormentada, tratando o masoquismo como vida interior contínua, e não como ato isolado. Na mesma linha, "Confissão de um certo homem masoquista" dá voz autobiográfica à submissão masculina, ligando punição, autoridade familiar, humilhação e memória.

Outros textos abordam vendas e máscaras como dispositivos de anonimato e antecipação; a relação conjugal como instituição erótica; o fascínio por pés e sapatos; e o uso de corpetes como estrutura, pressão e transformação do corpo. Há ainda material sobre desejo homossexual masculino, escrito com vocabulário datado, mas que dava visibilidade narrativa a esse tema em um período de forte repressão social.

O acervo também registra textos sobre rituais de corte e encenação, relatos sobre autoridade materna e luto, e traduções de material europeu sobre mulheres associadas à crueldade e ao crime. As últimas páginas são um apêndice visual de posições de contenção com hastes, argolas, roldanas e estruturas improvisadas.

Por que esse arquivo importa

A edição é um documento de época. Ela mostra como uma revista comercial conseguiu construir, por meio de cartas, confissões e séries numeradas, um vocabulário partilhado pelo qual leitores podiam reconhecer os próprios desejos — e os dos outros. Ao mesmo tempo, expõe os limites do período: não havia, ali, qualquer estrutura moderna de consentimento, negociação ou cuidado com a integridade física de quem aparecia nas fotos.

Ler esse material hoje exige separar duas coisas. De um lado, seu valor histórico e documental, que ajuda a entender a circulação de imaginários fetichistas no Japão do século XX. De outro, a distância entre aquela produção e as práticas contemporâneas, baseadas em acordo prévio, palavras de segurança, acompanhamento e cuidados posteriores.

Estudar o passado da cultura kink não significa reproduzir seus métodos. Significa reconhecer o que foi conquistado depois: a ideia de que fantasia e segurança não são opostos, e de que ninguém deve ser objeto de uma cena sem escolha informada e possibilidade real de interrompê-la.

Segurança

  • O material é histórico (1954) e não apresenta qualquer noção moderna de consentimento, negociação ou palavra de segurança; não use as cenas como manual.
  • As demonstrações fotográficas de amarração não trazem orientação anatômica nem alertas de risco; cordas envolvem riscos de circulação, compressão nervosa e queda — procure instrução presencial qualificada.
  • Ilustrações do acervo retratam punições históricas e violência institucional; trate-as como documento, não como modelo de prática.
  • Ao reproduzir imagens históricas, verifique direitos autorais e evite reapresentar cenas sem contexto crítico.
Fonte original

Este texto foi reescrito e adaptado para o português a partir de Kinbaku Today. Recomendamos a leitura do original.

Reportar

Discussão

Ainda não há discussão sobre este conteúdo.

Começar a discussão